PDA

View Full Version : Configurando o joi Saitek X52 - ajuda -



Harpia Buono
Jan-06-2015, 22:48
S! all

Senhores
estou configurando o meu Saitek X52 para iniciar meus treinamentos no CLOD.

Estou com dificuldade para configurar o - Hat - (controle de visão) que fica logo acima do "punho" do manche para "olhar" para os lados e para cima,
pois ele não volta para a visão frontal quando deixo de acionar.
No IL2 ele volta automaticamente para a visão frontal.

Alguém sabe como fazer, para ao deixar de aciona-lo ele voltar a visão para frente automático?

Ah outra pergunta: porque o espelho dos spits não mostram imagem refletidas do espaço atrás do avião? Fica cinza escuro sem imagens refletidas.

Agradeço antecipadamente a quem puder ajudar.

Harpia Buono

ATAG_Lolsav
Jan-06-2015, 23:16
Oi Harpia

Acho que tem uma opção para fazer isso, é uma espécie de interruptor, se clickar na tecla muda entre a opção de "reset" para a vista frontal ou para ficar com o com a vista para onde voce direcionou o "hat". Como uso trackir não me lembro bem se é o F10. Seja como for veja nos controles, debaixo de "view".

1lokos
Jan-07-2015, 00:16
O sistema de controle do POV (camera) com HAT é igual no il-2', PAN e SNAP.

O PAN move a camera e deixa onde parou.

O SNAP sempre volta para o centro quando deixa de pressionar o HAT.

Selecione um ou outro modo com o F9. O modo default é o PAN.

Pode alterar combinando o PAN com um botão para "Look front" (em VIEW, no teclado é o F5) ou "Reset camera" (em CAMERA).

Como no CloD um botão pode executar mais de uma função, pode setar no mesmo botão acima para centralizar com um FOV de 70 graus por exemplo.

Uma forma de melhorar o PAN é usar o Joytokey/Xpader para movimentar o cursor do mouse (usando a "mouse view") ou o NewView, ou com software da Saitek, também combinados com um botão para centrar a visão instantaneamente.

Harpia Buono
Jan-07-2015, 15:18
S!

Obrigado pela atenção e rapidez na resposta. Mas....

Eu entendi que existe a possibilidade de usar uma tecla para habilitar ou desabilitar o Hat que move a cabeça do piloto para os lados.

Mas no Il2 isso e automático você usa o Hat para mover a cabeça do piloto para os lados e ou para cima ( e ela volta para a frente ao soltar o Hat),
se você quiser que a cabeça fique parada em cada etapa, você aciona um comando/tecla.

No Clod parece que é ao contrario. Você tem que acionar um comando para o Hat mover a cabeça do piloto e outro comando para olhar a frente.

E não consigo encontrar qual linha de comando (controls) ou combinação de comandos, que faça isso automaticamente.

Ainda não consigo mover a cabeça do piloto em volta exceto em etapas. E isto em combate é impossível de coordenar.

Não existe algum manual que explique como configurar isso?

GERMANWOLF
Jan-07-2015, 15:24
Salute senhor harpia

Harpia Buono
Jan-07-2015, 15:37
S!

Salute senhor GermanWolf

LBR=H.Ostermann
Jan-07-2015, 15:46
S!


Seja bem vindo Buono.

O que o Sokol explicou está correto, basta usara tecla F9 para trocar entre PAN/SNAP, basta pressionar o F9 e mover a cabeça do piloto testando se ao soltar volta ao centro, deve funcionar assim, se não funcionar ai seria interessante olhar seu Conf.ini

PS. acho que tem que apertar o F10 para "sumir" o cursor do mouse da tela para funcionar corretamente, porém é "acho".

:thumbsup:

Harpia Buono
Jan-07-2015, 16:02
S!

Ostermann

Primeiro obrigado pelas boas vindas.

Mas eu ainda não entendi em qual linha de comando do Pan e do Snap eu tenho de colocar o F9 ou combinar teclas.

Se eu coloco numa linha do Pan quando vou colocar em qualquer linha do Snap, ele cancela a anterior.

Desculpem. Mas meu inglês é quase nada, e a idade avançada não ajuda.

1lokos
Jan-07-2015, 16:57
A única coisa que vi diferente aqui é que no CloD o PAN (o modo em que soltando o HAT a camera fica onde parou) é o default quando inicia o jogo.

Por isso sempre ao iniciar uma seção do jogo (não precisa ser a cada vôo/missão) pressionar F9 para alternar de PAN para SNAP (modo em que a camera volta ao centro quando solta o HAT).

O F9 vem programado default no jogo, em todo caso olhe em Options > Controls > Snap View a última opção "Toggle Snap - Pan Mode". Veja abaixo.

http://s12.postimg.org/bhg1upuwd/Snap.jpg (http://postimg.org/image/dyrt1zesp/full/)
image hosting over 5mb (http://postimage.org/)

Nestas miniaturas estão as visões que consigo quando movo o HAT para 0, 45, 90, 135, (o 45 esta meio "exótico", ficou 45 e para baixo ao invez de para cima), e em todas soltando o HAT a camera volta para a visão frontal (no exemplo com o FOV em 30 graus - Page Down).

Neste exemplo o HAT a 180 não "olha para o banco", mas sim para o painel a 45 graus para baixo. O HAT 0 (para cima) olha diretamente para cima.

Como não uso nem PAN nem SNAP não sei qual é o "default" pois apaguei estas entradas para usar a "mouse view" pelo HAT (com o JoytoKey ou NewView).

Não precisa usar o F10.

O F10 é para desligar o modo interativo do mouse - a abilidade de clicar no cockpit (o nome que puseram foi "Independent mode").
Desligando o movimento do mouse controla a camera, mas da para controlar a camera sem desligar este modo com o F10, basta pressionar e segurar o botão do meio do mouse.

Pode tambem combinar este movimentos do HAT com um botão do joy, por exeplo aquele no dedo minimo, setando ele para o "Snap 90º Up", assim se estiver com o HAT pressionado "olhando" para a direita e ao mesmo pressionar este botão, a visão move 45 graus para cima.
Sokol1

1lokos
Jan-07-2015, 17:12
Se eu coloco numa linha do Pan quando vou colocar em qualquer linha do Snap, ele cancela a anterior.

Fiquei na dúvida com isso...

Mas no CloD voce pode clonar a linha de comando, exemplo Snap 90º UP quantas vezes quiser, ficando:

Snap 90º Up = Pov 0 Joystick... (HAT para cima)
Snap 90º Up = Keypad 8

Selecione a linha de comando, clique em NEW que sera criada uma cópia permitindo colocar outra tecla para aquela função.

Não da é para usar o Pov 0 Joystick... (HAT para cima) dentro de uma mesma categoria de comando (Ex. Snap View) para mais de uma função, neste caso a anterior sera cancelada.

Mas pode usar este Pov 0 Joystick... (HAT para cima) em outra categoria ( ex. em CHAT para selecionar os recipientes) desde que não conflite com a função anterior, o que aconteceria em Aircraft.

p1rigo
Feb-17-2015, 14:12
amigos ajuda ae..
comprei a pouco tempo o x52 pro gostaria de saber se existe algum botao que desliga ele... ou somente desconectando o usb..
pois qdo vou jogar outros jogos ele fica em conflito .. por exemplo o bf4 ... o mouse fica sem funcionar..


abraço

ATAG_Lolsav
Feb-17-2015, 14:18
A única maneira de fazer "reset" no X52 é mesmo desligar ele da usb. Mas tem vezes que é preciso dar um reboot no pc, porque ele mesmo assim fica "teimoso". Desconfio que voce deve estar usando um sistema operacional de 64 bits e usando o software para programar os botões. O software para 64bits da Saitek é uma m**** Não vale nada. Aquilo fica doidão ao fim de um pouquinho e fica biruta de todo. Não aconselho o software do Saitek para nada. Programa os seus botões diretamente no jogo sem recorrer ao software se quiser ficar jogando sem problemas.

S!